sábado, 8 de outubro de 2011

Inteligência Emocional - o que é?

Sabia que os indivíduos com os melhores resultados escolares não têm necessariamente os melhores resultados na vida? O QI determina a nossa capacidade intelectual mas não se relaciona positivamente com o sucesso que conseguimos alcançar na nossa vida profissional, familiar ou social.

Aquilo que efectivamente determina o sucesso é a nossa Inteligência Emocional (IE).
Cerca de 90% das pessoas com melhores resultados profissionais também têm elevada IE.
Apenas 20% dos fracos performers têm elevada IE.



Ultimamente toda a gente fala de IE, mas afinal o que é a Inteligência Emocional?

As emoções são impulsos para agir. Todas as emoções que sentimos têm uma função relacionada com a nossa segurança e sobrevivência. De facto, sem emoções a espécie humana não teria sobrevivido. Frente ao animal selvagem, foi o medo que levou o homem pré-histórico a fugir ou a lutar mas, em qualquer dos casos, a ter hipótese de sobreviver.

A IE refere-se então à capacidade de usar adequadamente as emoções face às situações. Isto significa que, perante uma situação que desencadeie qualquer emoção, devemos ser capazes de usar essa emoção de forma a obtermos o melhor resultado possível. Os estudos revelam que cerca de 2/3 das pessoas são controladas pelas emoções e não as usam em seu próprio benefício.

Podemos dizer que há 4 competências básicas da Inteligência Emocional:

Capacidade de entender com precisão as próprias emoções, no momento em que ocorrem, compreender o que as desencadeia e como se desenrolam ao longo da situação.

2. Auto-regulação
Capacidade de usar a auto-consciência das emoções para se manter flexível e conduzir o comportamento de forma positiva, em seu benefício.

3. Consciência social
Capacidade de detectar com precisão as emoções das outras pessoas e compreender o que se passa com elas. Está relacionada com a empatia

4. Gestão relacional:
Capacidade de usar a consciência das suas próprias emoções e compreender as emoções dos outros para gerir as relações com sucesso.

Desenvolver estas competências traz mais maturidade, bem-estar e sucesso.

Os próximos artigos serão dedicados a cada uma destas competências.

Veja como pode desenvolver maior maturidade emocional e transformar a sua vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário